top of page

Terra Adorada - Edição Comentada

Trechos do espetáculo Terra Adorada, com comentários de Julie Dorrico. O espetáculo estreou em setembro de 2019 e realizou 3 temporadas em Porto Alegre. Foi premiado com o Troféu Açorianos de Melhor Dramaturgia e indicado nas categorias Melhor Atriz e Melhor Cenografia. Terra adorada é um espetáculo sobre nós, dirigido a nós, os brasileiros que não se consideram índios. Entrelaçando narrativas vivenciadas em terras indígenas Guarani e Kaingang, notícias jornalísticas, dados históricos, palavras de Renata Machado Aratykyra, Davi Kopenawa, Daniel Munduruku, Jaider Esbell, Terra Adorada apresenta um olhar crítico sobre um Brasil parido à força, inventado a partir das dores de mulheres pegas no laço.


Um espetáculo sobre um país que "vai pra frente". Julie reflete sobre a violência histórica contra as mulheres indígenas, sobre os reflexos da colonização, sobre território. Além disso, o espetáculo trata da questão do genocídio dos povos indígenas, sabemos que uma das maiores causas da morte dessas populações ao longo da história foram as epidemias de doenças transmitidas pelos brancos em seus contatos. Julie faz uma reflexão sobre este momento de pandemia e a situação dos povos indígenas no Brasil. 

Julie é Macuxi, pesquisadora em literatura indígena, doutoranda em Letras na Pontifícia Universidade Católica - RS.  Para quem ainda não assistiu o espetáculo presencialmente, este vídeo traz trechos e falas que pretendem provocar o espectador a refletir e ampliar seu conhecimento sobre a questão indígena. Para quem já assistiu, o vídeo é uma oportunidade de aprofundar o olhar pela voz de uma mulher indígena. 

#facdigitalrs #sedacrs #feevale #feevaletechpark #terraadorada #complôcunhã Estreia amanhã, dia 18/09, às 19h no YouTube, no canal da Complô Cunhã. disponível também nas páginas do Facebook e Instagram.


Assista aqui:


Complô Cunhã/@complocunha





25 visualizações0 comentário
bottom of page