top of page

SARAU VOADOR lança quinto episódio do programa de rádio e podcast

“Estação Sarau Voador” com homenagem a Nei Lisboa


O quinto episódio, no ar dia 24 de setembro, às 20h, reprisará uma edição do Sarau Voador Virtual que homenageou o músico Nei Lisboa. O episódio terá reprise às sextas-feiras, às 12h, e quintas-feiras, às 20h, na RED - Rede Estação Democracia.

No quinto episódio do programa, intitulado “Pra Viajar no Cosmos não Precisa Gasolina”, Deborah Finocchiaro e Roger Lerina conversam com o músico Nei Lisboa sobre a sua produção artística em mais de 40 anos de trabalho. O programa também tem a participação especial dos músicos Andrea Cavalheiro, Elisa Meneghetti e Marcelo Delacroix, que interpretaram canções compostas pelo homenageado. O artista Alexandre Carvalho fez uma pintura ao vivo.
Nei Lisboa está no hall dos grandes compositores brasileiros. Possui onze discos lançados ao longo de mais de três décadas, além de dois livros. Dá nome a esta edição do Sarau - Pra viajar no cosmos não precisa gasolina - o tema do seu primeiro disco, uma produção independente de 1983.
Com duração de cerca de 60 minutos, o “Estação Sarau Voador” irá ao ar na sexta-feira, dia 24 de setembro, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 12h, e quintas-feiras, às 20h, na RED - Rede Estação Democracia pelo YouTube e Facebook, ficando disponíveis também no YouTube Sarau Voador e no Spotify do Sarau Voador.
Toda última sexta-feira de cada mês um novo episódio, com convidadas e convidados e temas inéditos, reafirmando o lema do Sarau Voador: “Junta todo mundo que é pro mundo melhorar”. Os dois primeiros episódios do “Estação Sarau Voador” estão disponíveis no canal do Youtube e no Spotify do Sarau Voador. Em “Primeiro Voo” e “Em Pleno Voo”, Deborah e Roger relembraram os melhores momentos do Sarau Voador em suas 34 edições. O terceiro episódio, “Mundo Catto”, contemplou a obra de Filipe Catto, que teve a própria cantora e compositora como convidada. E o quarto, “Lory F. – Você vai ser obrigado a me escutar”, recebeu os músicos Laura Finocchiaro e Ricardo “King Jim” Cordeiro, sobre a vida e a obra da multiartista Lory F..

Sobre Nei Lisboa

Sua carreira artística inicia em 1979, com os espetáculos "Lado a lado" e "Deu pra ti anos 70". O primeiro disco, Pra viajar no cosmos não precisa gasolina, é uma produção independente de 1983. Em 1984 ele lança seu segundo disco, Noves foras e ao final de 1986 assina contrato com a gravadora EMI-Odeon, que resultaria em dois discos: Carecas da Jamaica, de 1987, pelo qual recebe o Prêmio Sharp de revelação pop/rock; e Hein?!, lançado em 1988. Em 1990 lança o romance Um morto pula a janela pela editora Artes & Ofícios, e relançado pela editora Sulina em 1999, com uma tradução francesa editada pela L’Harmattan em 2000. Em 1993 grava ao vivo no Theatro São Pedro o disco Amém, reunindo canções próprias e clássicos da música popular uruguaia, acompanhado por nove músicos de ambos os países. Nei volta ao disco em 1998 embalado pelo sucesso de Hi-fi, um apanhado de clássicos da música pop e do repertório folk que influenciou o seu início de carreira nos anos 70.
Nos anos 2000
Nei retoma a composição, e Cena beatnik é lançado em 2001. No ano seguinte, bandas e artistas gaúchos unem-se em um CD tributo, intitulado Baladas do Bom Fim com releituras de quatorze músicas do compositor. As músicas de Nei participam da trilha de vários filmes gaúchos, como Deu pra ti anos 70, Verdes anos e Houve uma vez dois verões. Em Meu tio matou um cara, de Jorge Furtado, um dos principais temas é a canção "Pra te lembrar", na interpretação de Caetano Veloso, música que também faz parte do CD Relógios de Sol – lançado em julho de 2003. Translucidação, novo CD do artista lançado ao final de 2006. Em 2007 volta à literatura, reunindo crônicas suas publicadas ao longo da década na imprensa gaúcha sob o título É Foch!, lançamento da editora L&PM, indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura no ano seguinte.
Na última década
Nei revisita no palco o repertório de todas essas diferentes épocas com a turnê de Vapor da Estação projeto contemplado pelo Programa Petrobras Cultural que passou em 2010 por nove cidades brasileiras. Em 2013 lança o álbum A Vida inteira. No ano de 2015, grava ao vivo em Porto Alegre Telas, tramas & trapaças do novo mundo, com patrocínio do projeto Natura Musical. No final de 2016, Nei Lisboa & Salvagni Big Band estreia em Porto Alegre, reunindo Nei e a nascente SBB, uma formação de dezessete músicos, sob a batuta do maestro Gilberto Salvagni, em torno do repertório clássico das big bands norteamericanas dos anos 30 e 40 do século passado. Nei abre 2017 com a oitava edição de sua temporada de verão NeilisPoa no Theatro São Pedro e segue ao longo do ano mostrando seu trabalho autoral, com apresentações por todo o estado, além de Belém do Pará, Brasília e Curitiba, dentro da nona edição do projeto Série Solo, nos teatros da Caixa Cultural.
Sobre as Participações Especiais
Andrea Cavalheiro
Cantora da The Hard Working Band, indicada 2 vezes ao prêmio açorianos de música de Porto Alegre. Em 2016 atuou como atriz no Musical Cartola, produção de SP, que viajou por 7 estados do Brasil. Dá aulas de Canto e técnica vocal, gravações de jingles, e discos fazendo backing vocal. Há 23 anos atua no mercado da música.
Elisa Meneghetti
Intérprete da música popular brasileira e na estrada profissionalmente desde 2010, já se apresentou nas principais casas noturnas e teatros do Estado. Desde 2012 é realizadora do projeto “Pra Viajar”, um show em homenagem ao compositor e cantor gaúcho Nei Lisboa, fazendo uma viagem pela obra musical do artista através da memória afetiva da cantora e revelando diversos momentos em que ele fez parte de sua infância e juventude.
Marcelo Delacroix
Músico, compositor, cantor, produtor e educador musical. Possui cinco discos gravados, pelos quais ganhou alguns Prêmios Açorianos de Música: Quebra Cabeça (grupo instrumental - 1994); Marcelo Delacroix (2000); Depois do Raio (2006); e Canciones Cruzadas (2013). Seu interesse pela carreira musical foi fortemente influenciado por artistas gaúchos, em especial o show "Deu pra Ti, Anos 70" de Nei Lisboa e o do grupo Musical Saracura.
Sobre o Sarau Voador
Desde março de 2018, foram realizadas em média duas edições por mês do projeto, em diferentes espaços culturais da Capital e do interior do Rio Grande do Sul, além do Ceará. Durante este período de distanciamento social, foram realizadas três lives e quatro edições virtuais, trazendo diversos temas e convidados. Versátil e itinerante, o Sarau Voador reúne variadas manifestações artísticas em um encontro marcado pela liberdade criativa, pelo compartilhamento e pela transposição de linguagens. Contando sempre com convidados, o evento compartilha com o público os diversos olhares e leituras sobre um determinado tema, obra ou criador. Uma construção conjunta e participativa entre anfitriões, convidados e plateia.
Ficha Técnica
Apresentação e Curadoria: Deborah Finocchiaro e Roger Lerina
Convidado: Nei Lisboa e participações especiais de Andrea Cavalheiro, Elisa Meneghetti e Marcelo Delacroix
Pintura ao vivo: Alexandre Carvalho
Técnica e Edição: Bábiton Leão
Assessoria de Imprensa: Grazieli Binkowski
Social Media: Gabrielle Gazapina
Hino do Sarau (canção “Todo Mundo pro Mundo”): Laura Finocchiaro
Produção: Debora Bregalda e Gabrielle Gazapina
Coordenação Geral: Deborah Finocchiaro
Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados
Serviço O que: O quinto programa de rádio / podcast “Estação Sarau Voador” na edição "Pra Viajar no Cosmos não Precisa Gasolina".
Quando: 24 de setembro, às 20h, com reprise às sextas-feiras, às 12h, e quintas-feiras, às 20h
Onde: RED – Rede Estação Democracia, no YouTube e no Facebook. Todos os programas também ficam disponíveis no YouTube Sarau Voador e no Spotify do Sarau Voador.

Assista a trechos das edições do Sarau Voador no YouTube e siga as redes:
5 visualizações0 comentário
bottom of page