top of page

Quem é a Última Negra?

Atualizado: 4 de abr. de 2021

O primeiro espetáculo virtual com ingressos a venda na EntreAtos chegou, é a peça "A ÚLTIMA NEGRA" com realização do Coletivo Gompa.

O espetáculo virtual parte de um questionamento da atriz gaúcha Hayline Vitória diante das provocações dramatúrgicas de Pedro Bertoldi acerca de como seria ser a última pessoa negra no Brasil. No texto do dramaturgo gaúcho, 100 anos após o incêndio do Museu Nacional, uma arqueóloga encontra o corpo de uma mulher negra congelada. Inexplicavelmente, Dandara sobreviveu a mais de um século abaixo de zero graus e sua sobrevivência em um Brasil onde há muitos anos não existem vestígios de pessoas negras, faz reacender as discussões sobre o racismo institucional existente no país.



Sinopse:

O que você faria se todos seus semelhantes desaparecessem? O que faria se suas memórias fossem apagadas? Em um Brasil de primeiro mundo, a descoberta de uma mulher negra congelada por 100 anos reacende a discussão acerca do racismo estrutural existente no país. Um artefato arqueológico? Uma vítima do sistema? Ou apenas uma mulher tentando reaver suas histórias roubadas? Quem é a Última Negra?



Os ingressos virtuais já estão a venda aqui na EntreAtos. Logo após a compra o público receberá informações de como acessar ao link do espetáculo.



Ficha Técnica:


História original e dramaturgia: Pedro Bertoldi

Direção: Silvana Rodrigues e Camila Bauer

Elenco: Hayline Vitória, Álvaro RosaCosta, Fabrício Zavareze, Guilherme Ferrêra, Fabiane Severo, Henrique Gonçalves.

Direção de imagens e edição: Júlio Estevan

Trilha sonora original e edição de som: Álvaro RosaCosta

Orientação de figurino: Fabiane Severo e Guilherme Ferrêra

Designer gráfico: Mitti Mendonça

Fotografia e criação de teasers: Júlio Estevan

Assessoria e produção de conteúdo de mídias: Tainã Rosa

Assessoria de imprensa: Thais Silveira

Produção de vídeo: Júlio Estevan

Produção musical: Álvaro RosaCosta

Produção administrativa/cultural: Hayline Vitória

Produção executiva: Silvia Duarte

Realização: Projeto GOMPA

Financiamento: Pró Cultura RS - Lei de incentivo e Fundo, Secretaria da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Apoio: EntreAtos

Duração: Estima-se 1h + Bate Papo (aprox. 20 min.)

Faixa Etária: 14 anos


O projeto A ÚLTIMA NEGRA está sendo realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura.

70 visualizações0 comentário
bottom of page