top of page

Festival Internacional de Artes Cênicas começa dia 26 de agosto e promove a diversidade

Projeto Festó foi contemplado com o edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Fundação Marcopolo e Secretaria da Cultura do RS

De 26 de agosto a 04 de setembro vai ao ar o Projeto Festó, programação oficial do Quarta Parede – Festival Internacional de Artes Cênicas, que transmitirá espetáculos e atividades formativas de forma online e gratuita. Com trabalhos do nordeste ao sul do país, seis estados estão representados nesta primeira edição.

Destacam-se “Inquérito 5736 – Apenas uma parte da verdade”, da Cia. de Segunda, do Rio de Janeiro, que faz as honras abrindo o festival com uma adaptação híbrida do texto “O Santo Inquérito”, de Dias Gomes, e “PINDAÚNA_”, da Cia. Sacana, de São Paulo, que evoca a importância da ancestralidade à medida que discute a violência contra corpos pretos no mundo contemporâneo globalizado. Em “Tito – uma videópera pop do cerrado mineiro em chamas”, do Coletivo Sala Vazia, de Minas Gerais, o espectador é presenteado com uma experiência inovadora ao mesclar o universo de “Tito Andrônico”, a tragédia mais sanguinolenta de Shakespeare, sob uma perspectiva pop musical performada por artistas LGBTQIA+. Na programação, a expressividade de encenações e a singularidade de suas linguagens buscam em conjunto comunicar e fortalecer virtualmente espaços de representatividade.



Nas atividades formativas, o Festótraz Rita Clemente, um dos principais nomes do teatro mineiro, com uma extensa bagagem de atriz com passagens pela Rede Globo e pelo cinema, além de Luna Ákira, que irá abordar aspectos da dança Vogue, e Agatha Andriola, que trabalhará princípios acrobáticos do circo. Estas oficinas contemplam diferentes áreas das artes cênicas e serão realizadas em salas de videoconferência com vagas limitadas. Os interessados podem se inscrever exclusivamente até dia 25 de agosto no site www.grupoborogodo.com.br.

O evento conta em parte com acessibilidade em LIBRAS e será transmitido no canal do Youtube do Grupo Borogodó, realizador do evento em parceria com a 5 Atos Produções, de Porto Alegre. Os espetáculos ficarão dois dias disponíveis para apreciação do público, que poderá participar dos bate-papos junto dos artistas após as transmissões. O projeto é realizado com recursos da Lei 14.017/2020 e foi contemplado no edital "Criação e Formação - Diversidade das Culturas", executado pela Fundação Marcopolo em parceria com a Secretaria de Cultura do RS.

Acompanhe o perfil @quartaparedefestival nas redes sociais e confira a programação oficial:

ESPETÁCULOS


26 de agosto / quinta-feira

Inquérito 5736 – Apenas uma parte da verdade - Cia. de Segunda - Nova Iguaçu/RJ

18h (Bate-papo às 19h30)

27 de agosto / sexta-feira

Brasa (Inacabado Manifesto) – Grupo BRASA - São Paulo/ SP

18h (Bate-papo às 19h30)

28 de agosto / sábado

Corpos Ditos– PRETAGÔ– Porto Alegre/RS

18h (Bate-papo às 19h30)

30 de agosto/ segunda-feira

Sob o mesmo teto– CiaGravitá - Campinas/SP

18h (Bate-papo às 19h30)

31 de agosto/ terça-feira

Tito – uma videópera pop do cerrado mineiro em chamas - Coletivo Sala

Vazia - Belo Horizonte/ MG

18h (Bate-papo às 19h30)

1º de setembro/ quarta-feira

Carta para violeta – Débora Ingrid - Russas/ CE

18h (Bate-papo às 19h30)

2 de setembro/ quinta-feira

Pindaúna – Cia. Sacana - São Paulo/SP

18h (Bate-papo às 19h30)

3 de setembro/ sexta-feira

Manual para Náufragos – Cena Expandida - Porto Alegre/ RS

18h (Bate-papo às 19h30)

4 de setembro/ sábado

De La Mancha: O Cavaleiro Trapalhão – Rococó Produções Artísticas e

Culturais - Porto Alegre/RS

15h (Bate-papo às 16h30)

A CasatóriaC’a Defunta – Cia Pão Doce - Mossoró/RN

18h (Bate-papo às 19h30)

ATIVIDADES FORMATIVAS

26 e 27 de agosto

Dança: Vogue for Life -Luna Ákira Lopes da Silva– São Paulo/SP

Das 14h às 15h30

30 e 31 de agosto

Circo: Acrocadeira - Agatha Andriola – Viamão/RS

Das 10h às 11h30

1, 2 e 3 de setembro

Teatro: Solo, sim! Monólogo, Não – Rita Clemente – Belo Horizonte/MG

Das 14h às 15h30

Sobre o Grupo Borogodó

O Grupo de Teatro Borogodó surgiu no final de 2016, criado por pelos atores Gabriel Botelho e Junior Sifuentes. Desde então vem em constante produção teatral e pedagógica, criando e encenando “O Misterioso Segredo das Pequeninas Grandes Coisas”, primeiro espetáculo infanto-juvenil brasileiro a falar do rompimento da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais, ocorrido no ano de 2015 e que tristemente eternizou o rio Doce na memória de nosso país. Já apresentou esta encenação para um público de mais de 20 mil pessoas em inúmeros municípios gaúchos, participando de eventos importantes como a Feira do Livro de Porto Alegre e a Virada Sustentável.

O Grupo realiza atividades formativas na área do teatro e do circo em espaços como a Casa de Cultura Mario Quintana e o Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, formando mais de 120 alunos nos últimos dois anos, Traz em sua trajetória a pesquisa e a produção interdisciplinar, escrevendo diversas encenações e espetáculos adultos e infantis consistentes. Atualmente desenvolve atividades formativas virtuais devido à pandemia e está em fase de criação dos espetáculos “Viagem ao Centro da Terra” e “A Volta ao Mundo em 80 dias”, livremente inspirados na obra homônima de Júlio Verne.

23 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page