top of page

Espetáculo "Branco" em cartaz

Atualizado: 15 de set. de 2021

O ator Lucas Prato apresenta o espetáculo Branco, seu primeiro trabalho autoral, e sua estreia como dramaturgo e diretor.


A dramaturgia da peça parte do conceito de 'pacto narcísico da branquitude', de Cida Bento, para explorar a relação de amor do homem branco com sua própria imagem e seus privilégios, sua incapacidade de responsabilização perante os próprios atos, além do impulso destruidor que impõe e do encanto que, paradoxalmente, exerce sobre o mundo. Mesclando registros de atuação que vão do stand-up comedy ao melodrama, passando pela tragicomédia e pelo hipernaturalismo, 'branco' se apoia em uma teatralidade radical para expor questões relacionadas à realidade da raça branca, sua perigosa falta de consciência sobre si e as violências em que isso deságua. O que a peça

propõe é, em suma, uma necessária e urgente reflexão da branquitude sobre si mesma.


O espetáculo acontecerá no Espaço Cerco Cultural, de 24 de Setembro a 03 de Outubro - sex, sáb e dom às 20h. Após as apresentações haverá uma conversa sobre o tema da peça.


Mais informações sobre ingressos antecipados aqui:



Sinopse:

No alto de um pedestal sobre o qual simplesmente já se encontra, um homem branco delira sobre ser, ao mesmo tempo, um Deus, um Rei e uma vítima desorientada. o branco enfeitiçado pela câmera frontal percebe com terror a iminência de um chamado a responsabilizar-se - é irresponsabilizável. as águas na quais flutua estão infectas com lama, cinzas e sangue e já não refletem sua figura. o homem branco percebe agora rachaduras no seu velho pacto com o espelho, e se vê isolado o com o seu próprio mal estar.

Ficha técnica:

Atuação, direção e dramaturgia: Lucas Prado

Assistência de direção, operação de luz e som: Bruno Mros e Pâmela Manica Produção: Bruno Mros, Lucas Prado e Pâmela Manica

Fotos: Pâmela Manica

Arte: Giovana Nogueira

Apoio: Grupo Cerco

Colaboração: Fernanda Petit, João de Ricardo, Luiza Waichel, Marcos Contreras e Maria Madureira



10 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page