Websérie sobre violência doméstica e de gênero baseada em fatos reais, "CONFESSIONÁRIO - Relatos de Casa" traz três temporadas e está disponível no YouTube, Facebook e IGTV (Instagram).
Cada temporada traz nove episódios em que uma atriz conta um relato real sobre violência doméstica e de gênero, ao todo são vinte e sete episódios. A primeira temporada teve sua estreia dia 24 de agosto de 2020, a segunda em 22 de fevereiro de 2021 e a terceira temporada, realizada com recursos da Lei Aldir Blanc 14.017/2020, no dia 29 de março de 2021. Todos os episódios dispõem de recursos de acessibilidade (audiodescrição, Libras e legendas para surdos e ensurdecidos). A terceira temporada também está disponível com legendas em inglês.
Com cerca de 15 minutos de duração, cada episódio apresenta uma personagem que relata sua história para uma suposta campanha, chamada Confessionário, que visa encorajar outras mulheres a falar de suas vivências. Na segunda e terceira temporadas algumas das atrizes trazem as suas próprias histórias de violência.
“É um presente para nós. Essas mulheres, atrizes incríveis, em uma entrega potente e generosa, abrindo seus próprios e tristes relatos, com certeza vão encorajar, mais ainda, outras mulheres a contar as suas histórias. O nosso maior objetivo é que as pessoas comecem a dar voz para as suas histórias, que a gente possa lidar cada vez mais com a verdade e que, ao invés da violência, a verdade seja naturalizada, que as mulheres parem de sentir culpa por serem abusadas”, afirma Deborah Finocchiaro, idealizadora e diretora do projeto junto com o cineasta Luiz Alberto Cassol, que reafirma “a linguagem da série estabelece um diálogo pelo formato como é apresentada e na frase que conduz toda a sua trajetória: sim, precisamos falar sobre isso!”.
Ao fim dos relatos, a advogada Gabriela Ribeiro de Souza, especialista em direito da mulher, dá informações sobre tipos de violência, formas de denunciar entre outras informações
úteis.
OUTRAS AÇÕES
Sempre no propósito de esclarecer e combater a violência doméstica e de gênero, além dos episódios o projeto promove outras ações, como encontros e lives - todas disponíveis no canal do YouTube - e o programa de rádio / podcast Estação Confessionário que estreou no dia 17 de fevereiro na rádioweb Estação Democracia (http://www.estacaodemocracia.com) em temporada de nove conversas com até 1 hora de duração, que foram ao ar às quartas-feiras, 19h com reprise aos sábados, às 15h. Todos os programas estão disponíveis em formato podcast no Spotify do projeto, Confessionário Relatos de Casa - https://sptfy.com/dv7F e também no Google Podcast e Apple Music.
Estação Confessionário vem para atingir outros públicos, ampliar as reflexões e conversas, fortalecer e propiciar novas redes, perspectivas e ações a partir da união de pessoas de diversas áreas e pensamentos. Cada episódio traz um tema específico e diferentes convidadas e convidados.
Estação Confessionário tem apresentação de Deborah Finocchiaro, curadoria de Deborah Finocchiaro e Amanda Gatti, técnica de Amanda Gatti, edição de Babiton Leão, trilha de Laura Finocchiaro e Leca Machado. A produção e a realização é da Companhia de Solos & Bem Acompanhados.
Até abril de 2021, foram realizadas 3 temporadas, 27 episódios, 1 programa de rádio, 11 episódios/conversas no Spotify, 13 lives e o apoio de 74 pessoas e entidades que ganharam o título de “Embaixadoras do Confessionário” que, de maneira espontânea e colaborativa, contribuem para a divulgação do projeto através dos seus grupos e redes.
FICHA TÉCNICA CONFESSIONÁRIO - RELATOS DE CASA
Criação, Direção e Roteiro: Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol
Textos: Adaptação coletiva a partir de relatos de Gabriela Souza, notícias e outras histórias
Preparação de Elenco: Deborah Finocchiaro
ELENCO 1ª TEMPORADA: Amanda Gatti, Arlete Cunha, Cibele Sastre, Dane de Jade, Danuta Zaghetto, Deborah Finocchiaro, Eleonora Prado, Graziela Pires e Laura Medina
ELENCO 2ª TEMPORADA: Cristina Flores, Elaine Regina, Magda Loitzenbauer, Patricia Soso, Paula Souza, Sandra Alencar, Simone Telecchi, Sinara Robin e Valeria Barcellos
ELENCO 3ª TEMPORADA: Alice Ribeiro, Andrea Cavalheiro, Denizeli Cardoso, Juçara Gaspar, Kaya Rodrigues, Manuela do Monte, Mariana Abreu Marmontel, Suzete Castro Martinez e Tânia Farias
Direção de Fotografia: Freddy Paz
Direção de Produção: Amanda Gatti e Freddy Paz
Montagem e Desenho de Som: Leonardo Cappelatti
Trilha Sonora: Laura Finocchiaro
Design Gráfico: Luciano Ribas
Vinheta: Victor Teixeira dos Santos
Recursos de Acessibilidade: Audiodescrição - Marilaine Castro da Costa e Felipe Mianes | Legendas em Português - Marilaine Castro da Costa |Tradução e Legendas em Inglês: Pedro Mendes | LIBRAS - Para Todos Acessibilidade - Ângela Russo e Simone Dornelles
Assessoria de imprensa: Padrinho Agência de Conteúdo
Social Media: Gabriela Rhoden Tellini
Assistência Técnica Lives: Debora Bregalda
Assessoria Jurídica: Gabriela Souza - Advocacia para Mulheres
Administração do Projeto: Elisete Idalgo
Consultoria Astrológica: Amanda Costa
Assistência de Produção: Gabrielle Gazapina Guimarães
Produção Executiva: Amanda Gatti e Deborah Finocchiaro
Coordenação Geral: Deborah Finocchiaro
Apoio: Sintrajufe, Sindbancários, Rádio Univates FM, Rádio FM Cultura, Rádio União FM, Rede Estação Democracia, Rádio Gaúcha e CEVID - Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica.
Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados e Filmes de Junho
Série em prol da cidadania - Uma produção dramática de extrema importância, para o contexto atual, está estreando nas redes sociais. (...) Deborah Finocchiaro viveu a primeira depoente, Ana Paula. (...) emocionante encenação numa introjetada e poderosa interpretação (...) com trilha sonora opressiva de Laura Finocchiaro, a série se constitui num desses surpreendentes e significativos produtos que a pandemia acabou propiciando. Imperdível, para todos os que pretendem melhor discutir os valores de cidadania.
Antonio Hohlfeldt - Jornal do Comércio , Porto Alegre, 11/09/2020
Commentaires