7ª Mostra Sonora Brasil Sesc no Rio Grande do Sul
- EntreAtos
- 21 de set. de 2021
- 7 min de leitura
A programação gratuita e on-line vai até 24 de setembro e conta com três documentários musicais inéditos e bate-papos
A 7ª edição da Mostra Sonora Brasil Sesc no Rio Grande do Sul inicia nesta quarta-feira, 22 de setembro, com uma programação de espetáculos e palestras gratuitas e on-line. As atividades serão transmitidas no YouTube do Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs) e abordarão temas como a presença da mulher na música brasileira e a música dos povos originários do Brasil. O público terá acesso a três documentários musicais inéditos, além de ações formativas que ainda estão com inscrições abertas de forma gratuita pelo site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil, na seção “Inscrições oficinas”.
Os grupos Teko Guarani, do Povo Mbyá-Guarani (22/09, às 20h), e Nóg Gã, do Povo Kaingang (23/09, às 20h) representam a temática dos povos originários com dois espetáculos, que exibem a cultura e a tradição de aldeias gaúchas. As videoconferências deste eixo terão como tema a trajetória Audiovisual do Coletivo Kuery, após a exibição do documentário “Ka’aguy Rupa” (22/09, às 15h) e “Transversalidades Contemporâneas da Arte Indígena” (23/09, às 15h). Já as discussões sobre a presença da mulher na música brasileira ocorrerão durante o webinar “Sonoridades Sulinas” (24/09, às 15h) e o bate-papo “Narrativas Musicais Contemporâneas” (24/09, às 18h). A apresentação do grupo “Líricas Sulinas” encerra o evento (24/09, às 20h). Veja a programação completa abaixo.
Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade gaúcha. Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e fizeram diferença na vida de milhares de pessoas em 2020, que passaram a ter à disposição alternativas virtuais de produtos e serviços. O portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.
7ª Mostra Sonora Brasil Sesc no Rio Grande do Sul
22/09 (Quarta-feira)
15h - Exibição do Documentário “Ka’aguy Rupa” e Webinar “Trajetória Audiovisual Coletivo Kuery”
KA’AGUY RUPA
Gênero: Documentário
Ano: 2017
Duração: 28min
Sinopse: A mata (Ka’aguy) é condição para a existência dos Mbyá-Guarani. Por isso o coletivo audiovisual de jovens mbyá Comunicação Kuery decidiu fazer um documentário sobre a Ka’aguy, ouvindo a sabedoria dos mais velhos, registrando as aldeias onde vivem no Rio Grande do Sul e falando sobre sua importância para a alimentação, a medicina, o artesanato e a espiritualidade de seu povo.
Inscrições: são gratuitas e podem ser feitas até 22 de setembro no site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil ou no link: https://sescnet.sesc-rs.com.br/producao/sescnet/hcercursoinscricao.aspx?9

Webinar “Trajetória Audiovisual do Coletivo Kuery”
Comunicação Kuery é um coletivo de comunicação Mbyá-Guarani que surgiu em 2011, a partir da necessidade, apontada pelas lideranças indígenas, de registrar a vida e o cotidiano nas aldeias impactadas pelas obras de duplicação da BR-116, no trecho entre Guaíba e Pelotas, no Rio Grande do Sul.
Mediação: Marcus Wittmann (doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ, mestre em Antropologia Social pela UFRGS, formado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela PUCRS. Desde 2016, atua como organizador e curador do coletivo Tela Indígena, produzindo mostras de cinema, podcasts, exibições fotográficas e de arte, filmes indígenas e outros projetos culturais)
Palestrante: Gérson Gomes (Karaí Jekupé) - cineasta Mbyá-Guarani, especializado em direção e montagem, cuja trajetória se inicia em 2011, ao integrar o grupo Comunicação Kuery, formado por diversos Mbyá-Guarani do Rio Grande do Sul e focado em filmar e preservar as tradições e visão indígena. Eles produziram, juntos, uma série de curtas-metragens sobre a tradição Guarani, como “Ka’Aguy Rupa” (2018), “Jeguatá Tenonde Reko” (2016) e “Onhepyru” (2015), além de produzirem curtas e vídeos das atividades desenvolvidas no Programa de Apoio às Comunidades Mbyá-Guarani no Âmbito das Obras de Duplicação da Rodovia BR-116/RS (2014-2015)
Inscrições: são gratuitas e podem ser feitas até 22 de setembro no site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil ou no link: https://sescnet.sesc-rs.com.br/producao/sescnet/hcercursoinscricao.aspx?9
20h – Documentário Musical do Grupo Teko Guarani, do Povo Mbyá-Guarani (Porto Alegre/ RS)
O grupo Teko Guarani está localizado na Aldeia Tekoa Anhetenguá, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, onde vivem 16 famílias Mbyá-Guarani. É um coral infanto-juvenil que tem por característica a força e o brilho vocal. Utilizam o mbaraká, um violão com cinco cordas, em que cada uma representa uma divindade Mbyá: Tupã, Kuaray, Karaí, Jakairá e Tupã Mirim. O ravé (violino/rabeca) possui três cordas e segundo alguns relatos é um instrumento de invenção indígena, posteriormente aperfeiçoado pelos juruá (não indígenas). O mbaraká miri (chocalho) e o angu’á pú (tambor) têm funções primordiais na sustentação do andamento e ritmo musicais, além da importância no estabelecimento da conexão com as divindades.
Integrantes: Cacique José Cirilo Pires Morínico, Maria Eugênia Ramos, Patricia Ramos Morinico, Verá Mirim Nunes Morinico, Jerá Mirim Duarte Morinico, Arnildo Gonçalves, Joanita Espindola Gonçalves, Estela Espindola Gonçalves, Maria de Fátima Morinico, Valentina Morinico e Sérgio Ramos Morinico.
Exibição: YouTube do Sesc/RS (www.youtube.com/sescrs)

Comments