O inverno do nosso descontentamento - nosso Ricardo III
De 17 a 27 de Março
Qui a Dom às 20h
Teatro Bruno Kiefer 
O INVERNO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO - NOSSO RICARDO III
16.jpg

Duração:

100 min

Ingressos

Não há eventos programados no momento
 

Sobre

A montagem reverencia William Shakespeare em um de seus textos mais conhecidos, Ricardo III, celebra também vinte anos do Teatro ao Quadrado e marca a volta de Luciano Alabarse como diretor teatral – ele assina a direção da obra que conta com as atuações luxuosas de Marcelo Ádams e Margarida Peixoto. 

 

“Desde a estreia do espetáculo, no início de janeiro de 2022, temos testemunhado acontecimentos assustadores em nosso planeta, o principal deles a invasão da Ucrânia pela Rússia. Presenciamos com isso o fortalecimento de mais um governante que faz uso de seu poder bélico para difundir morte e destruição. O invasor Putin é mais uma face dos Ricardos III aparecidos ao longo da História. Estou convencido de que o espetáculo “O inverno do nosso descontentamento- Nosso Ricardo III” está ainda mais atual após essa tensão no leste europeu, mas que nos afeta a todos”, refletem Margarida Peixoto e Marcelo Ádams.

 

O Ricardo da montagem é o vilão shakespeariano, mas não só. Como ele mesmo avisa, retrata em si, e para além de si, os tiranos genocidas de todos os séculos. Essa é a deixa para falar dos Ricardos que o sucederam. Não há truques nessas transformações do personagem. Mudanças de corpo, voz e figurinos fazem a narrativa fluir e avançar. À frente do público, prescindindo o uso de ferramentas tecnológicas, a estrutura dramatúrgica, complexa e interessantíssima, levou à escolha de uma artesania teatral simples e surpreendente.

 

A cumplicidade para um resultado teatral satisfatório pede confiança. E é exatamente este o caso. Alabarse, Marcelo Ádams e Margarida Peixoto já trabalharam muitas vezes juntos. São parceiros de espetáculos e sonhos. São mais que colegas, são amigos.

 

“O entusiasmo com a montagem é total. Nosso Ricardo III é uma peça que, atemporal, fala para o aqui e o agora. Porto Alegre. Brasil. Mundo inteiro. O poder e seus tentáculos, os discursos que não disfarçam a ganância e a prepotência. O Inverno do Nosso Descontentamento é a reunião de pessoas de teatro que têm dedicação ao seu ofício e que se entregaram ao texto, ao espetáculo. Voltar ao cartaz com essa peça dá um frio na barriga e um orgulho danado”, revela Luciano Alabarse.

 

Tratadas individualmente, cada uma como um universo em si mesmo, a partir de rubricas iniciais genéricas, as cenas foram se imantando de forma surpreendente. Trechos de outras peças de Shakespeare se impuseram, discussões e leituras sobre o teatro de Bertolt Brecht, Heiner Muller e Angélica Liddell – fontes de inspiração e estudos que guiaram as escolhas (a fragmentação épica de cenas que se sucedem rapidamente, a desconstrução de obras clássicas da literatura ocidental, a ferocidade da linguagem cênica), citações presidenciais e fatos da política brasileira, tudo foi passando por depuração e contribuições pessoais – até chegar à uma dramaturgia adequada ao propósito. O texto final é fruto dessas escolhas. Segundo Alabarse, todo o grupo é autor e coautor do resultado final.

 

O cenário, objetos cirúrgicos e hospitalares jogados em um lixão aleatório, não é por acaso. Reforçam de maneira brutal todas as doenças, físicas e psíquicas, do personagem. O mundo está doente. Pestes e epidemias dizimam sociedades enquanto líderes políticos agem sem escrúpulos para manter seus poderes.

FICHA TÉCNICA:

Encenação: LUCIANO ALABARSE

Atuação: MARCELO ÁDAMS e MARGARIDA PEIXOTO

Dramaturgia: LUCIANO ALABARSE, MARCELO ÁDAMS e MARGARIDA PEIXOTO, a partir de A tragédia do rei Ricardo III, de William Shakespeare

Figurinos: ANTONIO RABÀDAN

Cenografia: LUCIANO ALABARSE

Iluminação: MAURÍCIO MOURA e JOÃO FRAGA

Trilha sonora pesquisada: MARCELO ÁDAMS e LUCIANO ALABARSE

Operação de sonoplastia: LUIZ MANOEL

Produção: CIA TEATRO AO QUADRADO e LUCIANO ALABARSE

Identidade visual: DÍDI JUCÁ

Costureira: MARIA JOSÉ LEONI

Divulgação: AGÊNCIA CIGANA

Realização: CIA TEATRO AO QUADRADO 20 ANOS

Avisos

 

Fique atento ao e-mail cadastrado na compra. 

Uso de máscara obrigatório por decreto para acesso e circulação dentro do bar.

Fotos: Alisson Haguilar Phernandes

 
 

Dúvidas

 (51) 9 99848922

RECEBA A AGENDA DE ESPETÁCULOS DA ENTREATOS